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A dedução de doações ao FUMCAD no Imposto de Renda está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e em legislação tributária específica, que regulamenta a contribuição de pessoas físicas e jurídicas. Parte do imposto de renda devido pode ser destinada aos programas sociais de promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes brasileiras. A doação pode ser de até 6% para pessoa física e 1% pessoa jurídica.Os recursos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente são destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltados para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

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A On Espaço Azul, participou do Seminário, representando as famílias de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista de São Carlos.

 

Estamos recebendo as inscrições das pessoas portadoras de TEA, que queiram participar desse projeto pioneiro e inovador em São Carlos.

Acessem:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecxDISa_vOy0RoJRt66-fo-zD1_BS9NcIB_o17CgaPZ0k0LA/viewform

  • Peça às famílias para informar sobre seus interesses, preferências e desgostos.
  • Use preferências e materiais que sejam agradáveis ​​para a criança em sala de aula e no quintal para estabelecer vínculo com a escola e as pessoas no ambiente escolar.
  • Trabalhe por curtos períodos de cinco a dez minutos em atividades de crescente complexidade, incorporando gradualmente mais materiais, pessoas ou objetivos.
  • Fale pouco, apenas as palavras mais importantes (geralmente um autista não processa muita linguagem de cada vez).
  • Use gestos e imagens simples para suportar o que é falado e permitir a compreensão (autistas são mais visuais do que verbais).
  • Desenvolva rotinas que a criança pode prever ou antecipar (por repetição e com suporte de imagens que mostram o que será feito no dia). 
  • Incentive a participação em tarefas para limpar a sala, ajudar a entregar materiais para outras crianças, etc.
  • Entregue objetos no canal visual. O adulto deve ter o objeto em mãos antes dos olhos para que a criança possa pegar o objeto ao ter o rosto do adulto dentro do seu campo de visão. 
  • Respeite a necessidade de estar sozinho, andar ou saltar ou simplesmente vagar para se acalmar (pode ser usado como uma recompensa após uma atividade).
  • Tente conhecer as habilidades de cada criança para usá-las como entrada para atividades de ensino (pintura, aparar, etc.).
  • Evite falar muito alto, e todas as situações que envolvem muita estimulação (pode até ser prejudicial para a criança).
  • Sempre pergunte como foi a tarde ou o dia anterior, a qualidade do sono ou se há alguma mudança na rotina para antecipar estados emocionais de ansiedade. Em caso de ansiedade, tente usar elementos de interesse.

Autista com muito orgulho – A síndrome vista pelo lado de dentro

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Autor: Cristiano Camargo – Ganhador do VIII Prêmio Orgulho Autista 2012/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Freaks, Geeks & Asperger Syndrome: A User Guide to Adolescence

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Autor: Luke Jackson
Luke é um aspie britânico e escreveu esse livro aos treze anos, dando dicas sobre como sobreviver à adolescência. Tem um irmão com autismo clássico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nascer duas vezes

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de Giuseppe Pontiggia, Editora Companhia das Letras, 2002
O autor narra o próprio processo de aceitação de um filho com deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Estranho Caso do Cachorro Morto

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de Mark Haddon, Editora Record, 2004
Um misterioso assassinato é narrado e desvendado por um rapaz com aspie.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma menina estranha – Autobiografia de uma autista

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Autor: Temple Grandin & Margaret M. Scariano

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